Microsoft anuncia Office 365 gratuito para educação

Microsoft Office 365 para Educação está disponível gratuitamente para instituições de ensino, informa a Microsoft. A tecnologia é um pacote baseado na nuvem que inclui as versões online das soluções Microsoft Office, Microsoft Exchange, Microsoft SharePoint e Microsoft Lync, permitindo acesso a e-mails, calendário, conferências, além de edição e compartilhamento via web de documentos em Word, Excel e PowerPoint.

O Office 365 for Education substitui o [email protected], que continuará disponível por mais 18 meses para que seus clientes tenham tempo para planejar uma possível migração – o software é utilizado em mais de 10 mil instituições educacionais, por 22 milhões de estudantes em mais de 130 países, incluindo o Brasil.

Migrações para as edições corporativas do Office 365, lançada ano passado, geraram reclamações dos consumidores que tiveram seus produtos substituídos por outros pacotes de nuvem da Microsoft, incluindo o Office Live Small Business (OLSB) e o Business Productivity Online Suite (BPOS). Apesar do Office 365 ser um pacote baseado em nuvem, ele pode atualizar o software do PC ou servidor do usuário, assim como fazer transferências de site e domínio de internet, dependendo do caso.

A companhia de Redmond já colocou em seu site informações a respeito do processo de migração do [email protected] para o Office 365 for Education. A primeira coisa importante é a se notar é que, apesar do [email protected] e o Office365 serem direcionados para o mesmo tipo de audiência, eles possuem algumas características diferentes.

O [email protected], que é gratuito, inclui o Outlook Live para e-mail, Office Web Apps, Windows Live Messenger para mensagens instantâneas e o Windows Live SkyDrive, com 25GB para armazenamento de dados online. O Office 365 for Education, por sua vez, está disponível em uma variedade de pacotes. O gratuito, mais básico, chamado A2, inclui o Exchange Online, Lync Online, SharePoint Online e o Office Web Apps.

Como o componente do Office 365 Exchange é basicamente o mesmo do Outlook Live presente no [email protected], a transferência não deve trazer problemas, e, por essa razão, a opção de migração automática para o [email protected] pode ser para o que a Microsoft chamada Exchange Online Plan 1, opção limitada a e-mail e calendários.

No entanto, caso um cliente queira adotar um plano A2, que possui as versões online do Office, Lync e Sharepoint, ou ainda planos mais sofisticados como A3 e A4, é preciso assinar um novo acordo do Microsoft Online Services ou o Acordo de Volume de Licenças mais atual.

Vale lembrar que usuários do [email protected] poderão manter suas contas do SkyDrive mesmo depois que o pacote for eliminado, e que domínios [email protected] serão convertidos para Office 365 durante a transição.

Segundo a empresa, a solução possibilita ferramentas de produtividade, comunicação e experiências de colaboração para professores e alunos. O Office 365 para Educação, prossegue a empresa, permite que escolas ensinem virtualmente a partir de qualquer lugar, alcançando maior número de alunos.

“Escolas enfrentam orçamentos apertados e pressão para inovar e nós oferecemos tecnologia gratuita para que elas possam modernizar práticas de ensino e preparar alunos para o atual mercado de emprego”, afirma Eduardo Campos, gerente-geral de Office da Microsoft Brasil.

Segundo a Microsoft, instituições de ensino interessadas em adotar a solução devem solicitar uma versão de testes para um período de 30 dias por meio do site do produto. A companhia informa ainda que usuários do Microsoft [email protected] deverão fazer a transição para o Office 365 de forma gradual.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *