Microsoft leva sua computação em nuvem a smartphones rivais

Empresa lança kit para que desenvolvedor ofereça recursos do Windows Azure no sistema móvel iOS, da Apple; versão para Android chega em julho.

 

A Microsoft decidiu oferecer seu serviço de computação em nuvem Windows Azure como uma plataforma para fornecer serviços de retaguarda (back-end) para dispositivos móveis, incluindo os sistemas Apple iOS e Google Android.

A oferta apoia-se nos Windows Azure Toolkits for Devices, que trazem bibliotecas nativas, exemplos e documentação.

O Windows Azure Toolkit for iOS, lançado na semana passada, busca ajudar os desenvolvedores de aplicações para o iOS a usar os serviços Windows Azure. Ele traz uma biblioteca de código aberto em Objective-C para servir de interface ao Azure, afirmou S. Somasegar, vice-presidente sênior da divisão de desenvolvedores da Microsoft, em blog da empresa.

Também está no cronograma da Microsoft um Windows Azure Toolkit for Android, cuja versão preliminar foi prometida para meados de julho.

“Eu tenho comentado bastante ultimamente sobre como o Windows Azure é um grande back-end para aplicações que se expandem para várias plataformas e aparelhos”, afirmou Somasegar. “Ao colocar dados e lógica de aplicação nos serviços Azure, cada aplicação que você escrever para cada aparelho terá menos código exclusivo e, com isso ,você poderá alcançar mais consumidores, mais rapidamente.”

A lista de novidades da Microsoft inclui ainda um suporte ampliado à nuvem para sua própria plataforma de smartphone Windows Phone 7. Nesta semana, durante a TechEd North America 2011, em Atlanta (EUA), a empresa deverá lançar uma nova versão de seu Windows Azure Toolkit for Windows Phone 7. Esta versão deverá oferecer suporte a filas de armazenamento (Storage Queues) e a uma interface de aplicação web atualizada.

Os esforços da Microsoft para promover o casamento entre nuvem e mobilidade ocorrem ao mesmo tempo que a Google tenta fazer o mesmo com o Android e a nuvem Google App Engine. Uma versão atualizada do Google Plugin for Eclipse, detalhada na semana passada, oferece ligações para as duas tecnologias.

A biblioteca de ferramentas para iOS pode ser baixada do site GitHub, que também fornece exemplos e documentação.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *